SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TURMA DO 1ºANO - PATO PATETA
ATIVIDADE:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TURMA DO 1ºANO.
- Apresentar a poesia para os alunos cantando e usando bonecos de fantoche.
Imagens retiradas da internet.
2- Socializar com os alunos conversando sobre a poesia e brincando, imitando o que supostamente aconteceu com o Pato Pateta com os alunos.
3- Apresentar os alunos um vídeo mostrando o que acontece com o pato pateta.
Link retirado do youtube:
O Pato Pateta
https://www.youtube.com/watch?v=LV8T81yAjKQ
4- Logo após fazer com os alunos a representação com um desenho do que eles entenderam da história, questionando e apontando os principais pontos do poema durante esse registro.
5- Escolher um trecho do poema e associar ao nome das crianças fazendo rimas:
“O Pedro Petelho”
“Erico usa o caneco”
“A Galinha da Aninha”
“O gato da Gaby”
6- Junto com os alunos em um cartaz com o poema exposto (dependendo da situação pode ser confeccionado com os alunos) vamos observar o poema por trechos e ver onde podemos encontrar o trecho que usamos na atividade anterior, mostrando para os alunos as palavras e copiando com eles.
7- Criar uma sequência de quadrinhos em que os alunos juntamente com o cartaz tenham que recriar a história ou um trecho dela.
Exemplos (imagens retiradas da internet e modificadas):
1 Depois vamos trabalhar com palavras em fichas e os alunos vão representar com desenhos ou recortes o que está escrito.
PATO
|
(Imagem retirada da internet)
|
GALINHA
| |
CANECO
| |
MARRECO
|
2- Com o alfabeto móvel vamos recriar algumas palavras do poema e muda-las a partir disso.
Exemplo:
PA - TO
|
PA - TA
|
LA - TA
|
GA - TA
|
RA - TA
|
RA - TO
|
GA – LI - NHA
|
CA – SI - NHA
|
GA – TI - NHA
|
CO – ZI - NHA
|
GA - TO
|
GA – RO - TO
|
Atividade onde os alunos já estarão trabalhando a separação de silabas, observando ainda que outras palavras se podem escrever.
Exemplo:
PA
PA TO
PA NE LA
PA TA
PA RE
|
TO
PATO
TO CA
TO PA
TO QUE
|
PA
|
TE
|
TA
|
GA
|
LI
|
NHA
|
CA
|
NE
|
3- Brincar com os alunos da língua do “P” pegando um trecho e substituindo todas as letras iniciais por P, observar com os alunos como as palavras mudam com a troca de uma letra.
O pato pateta O PATO PATETA
Pintou o caneco PINTOU O PANECO
Surrou a galinha PURROU A PALINHA
Bateu no marreco PATEU NO PARRECO
4- Meu quadro de palavras, montar com os alunos um quadro onde eles terão que encontrar outras palavras que conseguem montar com cada letra.
Exemplo:
P
PATO
PEDRO
PÉ
PULO
|
A
|
T
|
G
|
O
|
T
|
E
|
5- Para finalizar montar com os alunos um quebra cabeça com palitos para que eles montem as palavras do poema de acordo com as figuras.
Exemplo (imagem retirada da internet):
Sequência criada pelas alunas Letícia, Valnéria e Scheila da faculdade IFC.
Comentários
Postar um comentário