ATIVIDADE: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TURMA DO 1ºANO. - Apresentar a poesia para os alunos cantando e usando bonecos de fantoche. Imagens retiradas da internet. 2- Socializar com os alunos conversando sobre a poesia e brincando, imitando o que supostamente aconteceu com o Pato Pateta com os alunos. 3- Apresentar os alunos um vídeo mostrando o que acontece com o pato pateta. Link retirado do youtube: O Pato Pateta https://www.youtube.com/watch?v=LV8T81yAjKQ 4- Logo após fazer com os alunos a representação com um desenho do que eles entenderam da história, questionando e apontando os principais pontos do poema durante esse registro. 5- Escolher um trecho do poema e associar ao nome das crianças fazendo rimas: “O Pedro Petelho” “Erico usa o caneco” “A Galinha da Aninha” “O gato da Gaby” 6- Junto com os alunos em um cartaz com o poema exposto (dependendo da ...
Por: Andréa Flávia De Brito Gonçalves SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS Você pensa Você escreve O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois… É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois… Tem o costume de roubar Apresenta dificuldade de autocontrole, pois… É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja É bagunceiro, relaxado, porco Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences. Não sabe nada Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver… É largado da família Aparenta ser desassistido pela família, pois… É desobediente Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras. É apático, distraído Ainda não demonstra interesse em participar das atividad...
O trabalho com nome propicia ao aluno: Diferenciar letras e desenhos. Diferenciar letras e números. Diferenciar letras, umas das outras. Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome. Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula( função de memória da escrita), etc; Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita. Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos. Conhecer o nome das letras. Ter contato com amplo repertório de letras( a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala).. Desenvolver as habilidades grafo-motoras. Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras. O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado d...
Comentários
Postar um comentário