9 Maneiras de ser um professor mais eficiente
1. SÃO OS ALUNOS QUE IMPORTAM
Alguns professores sentem-se extremamente orgulhosos de seus cargos. E dá
até para entender a razão. Afinal, são anos e anos de pesquisas e estudos para
estar ali, naquela sala de aula. E agora aqueles alunos seriam os sortudos que
iriam beber da sabedoria dele por todo ano letivo. Aqueles que pensam assim
estão construindo uma imensa barreira entre eles, os estudantes e o
aprendizado. Os melhores mestres vêem a si mesmos como guias. Eles compartilham
o que sabem, porém entendem que eles não são o foco principal daquela sala de
aula. Seus discípulos o são. Não se deve perguntar "o que eu vou fazer
hoje", mas sim "o que eu espero que meus alunos façam/aprendam hoje".
O planejamento do dia fica muito mais fácil.
2. ESTUDE OS ESTUDANTES
Imagine um professor entrando em sala de aula dizendo: - Bom, abra seu livro
na página... na página que vocês encontrarem essa matéria. Nada pior para a
imagem, não é mesmo? Se é importante conhecer o material didático, imagine
entender seus alunos. Que, ao contrário dos livros, não são feitos
3. SE VOCÊ QUER QUE ELES SE ARRISQUEM, OFEREÇA SEGURANÇA
Parece estranho, mas aprender pode ser uma atividade desconfortável. Os
discentes têm que descobrir o que eles não sabem, jogar fora muito daquilo que
eles achavam que sabiam. Brasílio NetoPor isso, crie um ambiente de segurança.
Iluminação e cores corretas ajudam, além de diversos outros detalhes ao alcance
do professor: A - Decore as paredes com os trabalhos dos alunos, ou fale sempre
nos exemplos e nos casos que eles trazem para sala. A idéia é fazer com que a
sala de aula seja um lugar que pertença a eles, alunos. B - Da mesma maneira,
crie um pequeno ritual para início de aula. Pode ser algo simples, como entrar
e dar bom dia de determinada maneira, ir até um ponto da sala e sorrir. Com
isso, os alunos percebem, inconscientemente, que eles estão em terreno
conhecido e que não há o que temer.
4. VULNERABILIDADE NÃO COMPROMETE A CREDIBILIDADE
Um professor não precisa ter todas as respostas. Se você disser "eu não
sei", isso não significa que sua classe vai acreditar menos
5. REPITA OS PONTOS IMPORTANTES
O norte-americano William H. Rastetter foi professor da Universidade de
Harvard antes de ser chamado para dirigir uma grande empresa. Ele passa uma
regra para seus colegas: "A primeira vez que você diz alguma coisa, as
pessoas escutam. Se você fala uma segunda vez, as pessoas reconhecem aquilo; e
se você fala uma terceira vez, elas aprendem." O desafio é fazer isso de forma
que você não se torne chato ou repetitivo. Mude as palavras, passe conceitos
através de exercícios e experiências. Use sua criatividade.
6. BONS PROFESSORES FAZEM BOAS PERGUNTAS
Fazer perguntas que se respondam com "certo" ou "errado"
não estimula uma boa discussão em sala de aula. Procure fazer perguntas
abertas. Por que isso funciona assim? Qual a razão dessa reação/atitude? E se
fizéssemos de outra maneira?
7. ESCUTE MAIS DO QUE FALA
Ao lecionar, aquilo que você faz é tão importante quanto aquilo que você diz.
E escutar o que seus alunos têm a dizer significa que você se importa com eles,
que leva em consideração as idéias da classe. Permita momentos de silêncio em
sala de aula, eles significam que o conhecimento está sendo processado. E
lembre-se, nem sempre seus alunos se comunicam por palavras. Fique atento aos
sinais não escritos, como olhares, movimentos, entre outros.
8. PERMITA QUE OS ALUNOS ENSINEM ENTRE SI
Você não é a única fonte de conhecimento disponível a seus alunos. Eles
também aprendem entre si. Uma turma de alunos funciona como um triângulo de
aprendizado, no qual o professor é apenas um vértice. Use essa força a seu
favor. Dê a seus alunos pequenos textos, e peça que eles o interpretem entre si
para responder uma questão. Naturalmente eles escutam mais uns aos outros para
encontrar a solução mais adequada.
9. PAIXÃO E PROPÓSITO
O que faz a diferença entre um bom professor e um excelente professor não
está nos cursos feitos, não aparece nas teses defendidas nem nas pesquisas
feitas. Independe dos anos de profissão. É a paixão pelo lecionar, por estar
ali, todos os dias. É algo que contagia os estudantes e que não pode ser
fingido. Se você possui essa vontade para passar-lhes algum conteúdo, só falta
informar-lhes o que deve ser aprendido. Faça com que todas as pessoas na sala
de aula tenham um objetivo comum. Para que é necessário aprender aquilo?
Exatamente o que a classe deve saber de novo até o final do ano?Fonte: Rede Pitágoras
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