ALFABETIZAR POR CAMINHOS DIFERENTES


DESDE QUE CONHECI O TRABALHO DA PROFESSORA, PEDAGOGA E ESCRITORA DAMARIS FLOR, SÓ ALFABETIZO POR CAMINHOS DIFERENTES

 Aí seguem algumas dicas para o trabalho:

 1º passo: Trabalhar o texto Todos os dias devem ser trabalhados textos atendendo a todos os gêneros textuais: - receita de bolo, de amizade, de bruxaria,... - histórias inventadas: tristes, alegres, engraçadas,... - histórias reais: tristes, alegres, engraçadas,... - histórias de livros paradidáticos... - músicas: cantigas de roda, gospel, mpb,... - textos sobre meio ambiente, doenças, água lixo,... qualquer tema - adivinhações... - parlendas... - convites... - avisos... - e outros. OBS.: 1 - O texto pode ser lido, contado, cantado, e/ou outras formas.

2 - Pode ser criado, inventado(pensado) e contado pela professora e/ou pelos estudantes, sendo em seguida escrito ou não;

 3 - Pode ser a partir de um cartaz, de um livro e/ou outros.

 4 - Quando for escrito usar sempre letra maiúscula de imprensa, usar pequenos textos e de acordo com o nível da turma, escrever sempre uma linha de cada vez.

5 - Trabalhar o texto diariamente, um por dia, no mínimo.

6 - Usar no máximo o tempo de 30 minutos por texto. O ideal são 20 minutos. 2º passo: Trabalhar a palavra Todos os dias devem ser trabalhadas palavras (que podem ser retiradas do texto ou não) ou vc pode contextualizar de um tema por exemplo: - animais mamíferos: rato, gato, cachorro,... - nomes de objetos de higiene pessoal: escova, sabonete, toalha,... - nomes de frutas: maçã, laranja, uva,... - nomes ou listas do que vc quiser. Essas palavras devem ser ditas pelo professor ou consultadas pelos estudantes. Devem ser escritas uma a uma, usando letra de forma, o aluno escreve no caderno, pode fazer o desenho correspondente a palavra e expor no caderno, de acordo com o nível escrever 5, 10, ou 15 palavras por dia. Esta atividade deve durar no máximo 20min. Lembrar que: 1º passo: Trabalhar o texto diariamente 2º passo: Trabalhar a palavra diariamente 3º passo : Contagem dos sons da palavra diariamente 3º passo: Contagem dos sons da palavra Nesta atividade deve-se propor aos estudantes contar os sons das palavras batendo palmas, batendo o pé, pulando corda, e etc. (adulto também brinca) Em tarefa escrita deve-se fazer o desenho e colocar o número correspondente a quantidade. Chamar atenção dos alunos para desenhos grandes com nomes grandes, desenhos pequenos com nomes pequenos, desenhos grandes com nomes pequenos e desenhos pequenos com nomes grandes (realismo nominal).
Esta atividade é muito importante para a aquisição da leitura e escrita, e se não for bem trabalhada o estudante apresentará mais dificuldade em se alfabetizar.

Deve ser trabalhada todos os dias com duração máxima de 20min. 4º passo: Priorizar o som inicial de cada palavra e formar novas palavras CO de CORAÇÃO + LA de LÁPIS = COLA MA de MALA + CA de CASA + CO de CORAÇÃO = MACACO E aí o estudante já lê utilizando desenhos (sempre lendo o primeiro som de cada desenho). Esses são os primeiros passos se o professor seguir rigorosamente a utilização dessas atividades permanentes (todos os dias a mesma sequência)em sala de aula com uma semana os estudantes estarão lendo palavras e/ou frases. Espero que os professores alfabetizadores sintam o gostinho de alfabetizar rapidamente com prazer e menos tempo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TURMA DO 1ºANO - PATO PATETA

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA RELATÓRIOS

80 ATIVIDADES COM NOMES