ALFABETIZAR POR CAMINHOS DIFERENTES
DESDE QUE
CONHECI O TRABALHO DA PROFESSORA, PEDAGOGA E ESCRITORA DAMARIS FLOR, SÓ ALFABETIZO POR
CAMINHOS DIFERENTES
Aí seguem algumas dicas para o trabalho:
1º passo: Trabalhar o texto Todos os dias
devem ser trabalhados textos atendendo a todos os gêneros textuais: - receita
de bolo, de amizade, de bruxaria,... - histórias inventadas: tristes, alegres,
engraçadas,... - histórias reais: tristes, alegres, engraçadas,... - histórias
de livros paradidáticos... - músicas: cantigas de roda, gospel, mpb,... -
textos sobre meio ambiente, doenças, água lixo,... qualquer tema -
adivinhações... - parlendas... - convites... - avisos... - e outros. OBS.: 1 -
O texto pode ser lido, contado, cantado, e/ou outras formas.
2 - Pode
ser criado, inventado(pensado) e contado pela professora e/ou pelos estudantes,
sendo em seguida escrito ou não;
3 - Pode ser a partir de um cartaz, de um
livro e/ou outros.
4 - Quando for escrito usar sempre letra
maiúscula de imprensa, usar pequenos textos e de acordo com o nível da turma,
escrever sempre uma linha de cada vez.
5 -
Trabalhar o texto diariamente, um por dia, no mínimo.
6 - Usar
no máximo o tempo de 30 minutos por texto. O ideal são 20 minutos. 2º passo:
Trabalhar a palavra Todos os dias devem ser trabalhadas palavras (que podem ser
retiradas do texto ou não) ou vc pode contextualizar de um tema por exemplo: -
animais mamíferos: rato, gato, cachorro,... - nomes de objetos de higiene
pessoal: escova, sabonete, toalha,... - nomes de frutas: maçã, laranja, uva,...
- nomes ou listas do que vc quiser. Essas palavras devem ser ditas pelo
professor ou consultadas pelos estudantes. Devem ser escritas uma a uma, usando
letra de forma, o aluno escreve no caderno, pode fazer o desenho correspondente
a palavra e expor no caderno, de acordo com o nível escrever 5, 10, ou 15
palavras por dia. Esta atividade deve durar no máximo 20min. Lembrar que: 1º
passo: Trabalhar o texto diariamente 2º passo: Trabalhar a palavra diariamente
3º passo : Contagem dos sons da palavra diariamente 3º passo: Contagem dos sons
da palavra Nesta atividade deve-se propor aos estudantes contar os sons das
palavras batendo palmas, batendo o pé, pulando corda, e etc. (adulto também
brinca) Em tarefa escrita deve-se fazer o desenho e colocar o número
correspondente a quantidade. Chamar atenção dos alunos para desenhos grandes
com nomes grandes, desenhos pequenos com nomes pequenos, desenhos grandes com
nomes pequenos e desenhos pequenos com nomes grandes (realismo nominal).
Esta
atividade é muito importante para a aquisição da leitura e escrita, e se não
for bem trabalhada o estudante apresentará mais dificuldade em se alfabetizar.
Deve ser
trabalhada todos os dias com duração máxima de 20min. 4º passo: Priorizar o som
inicial de cada palavra e formar novas palavras CO de CORAÇÃO + LA de LÁPIS =
COLA MA de MALA + CA de CASA + CO de CORAÇÃO = MACACO E aí o estudante já lê
utilizando desenhos (sempre lendo o primeiro som de cada desenho). Esses são os
primeiros passos se o professor seguir rigorosamente a utilização dessas
atividades permanentes (todos os dias a mesma sequência)em sala de aula com uma
semana os estudantes estarão lendo palavras e/ou frases. Espero que os professores
alfabetizadores sintam o gostinho de alfabetizar rapidamente com prazer e menos
tempo.
Comentários
Postar um comentário