Desabafo de uma professora

Boa noite pessoal,

Não sou de fazer isso, tenho meus blogs a muito tempo, e nunca fiz relatos pessoais, mais hoje novamente me senti cansada e posso até dizer frustada.

Sou apaixonada pelo que faço e me dedico a cada segundo a minha profissão, que me conhece sabe, passei maus bocados para chegar onde estou hoje, foi muito choro, sofrimento, horas em claro e muitos momentos de dedicação, realmente passo horas planejando e me empenhando para que meus alunos possam aprender de forma tranquila e lúdica, me entrego por inteiro a cada aluno meu, transmitindo tudo o que me é permitido, mais claro sem perder a responsabilidade e o dever de aprender. 

Sou rígida sim! Cobro muito deles, pois quero de cada um, o melhor, e sei da capacidade de cada aluno, mais sinto que esse melhor nem sempre é o que os pais e o governantes querem, é o que somente nós (alguns) professores queremos, uma educação melhor, de qualidade, de conteúdo, com retornos positivos e futuros promissores, que invista na qualidade e não na quantidade, que apoie o aluno com dificuldade de aprendizagem, esgotando todos os caminhos para tornar seu aprendizado possível, mais que reprima aquele aluno que não tem limites e falta com respeito com professor e demais colegas de classe.

Nos últimos dias tenho me questionado se todo meu empenho vale a pena, se um dia terei o reconhecimento que mereço, não quero troféus ou medalhas, só quero o devido RESPEITO, tudo que temos na nossa profissão são criticas, reclamações, pessoas apontando o dedo, dificilmente vem alguém querendo te ajudar, ou partilhando suas ideias de forma positiva.

Sofremos com o descaso de alguns profissionais de nossa área, perdemos com a falta de interesse da minoria, como sempre digo, me tornei professora para fazer a DIFERENÇA e tornar pessoinhas melhores para o nosso mundo, mais sinto que estou perdendo a batalha, estou sendo vencida pelas exaustivas tentativas de fazer o melhor, de dar o meu melhor, estou sendo vencida pela jornada sobrecarregada, pela falta de vontade e  por receber em troca reclamações ou até mesmo o mero descaso.

Se tenho vontade de compartilhar meus saberes é por que em algum momento, alguém já os compartilhou comigo, aprender com o próximo não demostra fraqueza, mais sim humildade!

Ajudar o próximo é o ato mais belo que podemos ter, e tudo, absolutamente tudo, se resolve com uma conversa amigável, e não com pedras na mão.

Meu cansaço vem da falta de interesse não dos alunos, mais sim dos pais, governantes e demais professores, de fazer essa diferença, de fazer essa geração evoluir, e caminhar com suas próprias pernas, sofrendo ou não para trilhar seus caminhos...

Realmente acredito quem um aluno ter tarefa para fazer no fim do dia, não vai reprimi-lo, que um aluno ficar sem recreio por não cumprir com seu papel, não vai tirar o direito dele de ser feliz, ou ainda chamar a atenção de um aluno que está atrapalhando a aula, não é bullying do professor para com o mesmo. Vamos PARAR!

Eu simplesmente imploro, deixe nossas crianças serem somente CRIANÇAS, mais crianças plenas, com direitos e deveres, e por favor, cumpram com seus papeis de pais, educadores, professores e gestores, ou realmente não vejo futuro para as próximas gerações!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A TURMA DO 1ºANO - PATO PATETA

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA RELATÓRIOS

80 ATIVIDADES COM NOMES